PROJETOS EM ANDAMENTO
1.1 Título do projeto: Arte na Massa
1.2 Nome da entidade: Núcleo de Atividades a Altas Habilidades/Superdotação – NAAH/S
1.3 Local da Execução: CASIES – NAAH/S-MT
1.4 Equipe Envolvida: NAAH/S-MT
Nº de alunos: 17 (previstos)
Nº de professores: 08
1.5 Coordenador do projeto: Prof. Ms. Mauri Costa
1.6 Fone: (65) 8409-3185/9691-6485 e-mail: naahs.mt@seduc.mt.gov.br
2. Justificativa:
Durante muito tempo, inteligência e imaginação foram vistas como opostas, e até inimigas. Para ensinar “corretamente”, o recomendado era reprimir a imaginação. Hoje essa visão mudou radicalmente, e sabemos que imaginação e Inteligência caminham de mãos dadas.
O psicólogo Vygotsky já afirmava: “...a imaginação, como base de toda atividade criadora, se manifesta igualmente em todos os aspectos da vida cultural, possibilitando a criação artística, científica e técnica.”
Desenvolver a imaginação do indivíduo é um objetivo que não restringe a uma disciplina. Por exemplo, é impossível aproveitar um livro ou entender uma aula de história sem imaginação. Mesmo na matemática e nas ciências a imaginação é fundamental. É impossível inventar ou até mesmo compreender fórmulas e teorias sem a imaginação, logo, o desenvolvimento desta é um objetivo transdisciplinar fundamental.
Um dos objetivos de um projeto como “Arte na Massa” consiste em um contexto favorável ao desenvolvimento da imaginação, criatividade, compromisso com a tarefa que leva a necessidade de inventar, mobilizar conhecimentos, analisar diferentes possibilidades, selecionar as melhores ideias.
Assim o projeto se enquadra no enriquecimento do cotidiano com atividades divertidas, respeitando a imaginação do indivíduo o que provocará uma melhoria dos resultados de suas habilidades ajudando-o a transformar-se com uma participação muito mais ativa, contribuindo para alcançar objetivos de estimulação e desenvolvimento da imaginação.
3. Objetivos:
3.1 Objetivo Geral:
Desenvolver a imaginação, criatividade, arte, habilidades e a capacidade de expressão.
3.2 Objetivos Específicos:
Propor de forma lúdica a reciclagem de papel (jornal usado) com auxilio de outras sucatas transformando-o em produções artísticas e acadêmicas;
Mobilizar a capacidade de expressão e as competências para produção de quadros, gravuras, animais e personagens na forma de fantoches, etc;
Enriquecer as habilidades com um novo tipo de rotina que ofereça a produção de ideias e imaginação;
Contribuir para o desenvolvimento das capacidades de trabalhar em equipe, criar em conjunto, trocar ideias e modificar seus próprios pontos de vista a partir das discussões com os outros;
Abrir espaço para uma parte das atividades gerada para eventos imprevisíveis e sempre renovados;
Apresentar os resultados na Mostra Educacional (novembro/2014)
1.1 Título do projeto: Grafitagem – Tema: Copa 2014 e Inclusão
1.2 Nome da entidade: Núcleo de Atividades a Altas Habilidades/Superdotação – NAAH/S
1.3 Local da Execução: CASIES – NAAH/S-MT (muros da quadra esportiva)
1.4 Equipe Envolvida: NAAH/S-MT
Nº de alunos previstos: 01 (1ª etapa) – 05 (2ª etapa)
Nº de professores: 08
1.5 Coordenador do projeto: Prof. Ms. Mauri Costa
1.6 Fone: (65) 8409-3185/9691-6485 e-mail: naahs.mt@seduc.mt.gov.br
2. Justificativa:
Em razão do Núcleo de Atividades a Altas habilidades/Superdotação-NAAH/S-MT ser o espaço onde o indivíduo pratica por mais tempo a ação de desenvolvimento de suas potencialidades e habilidades, o NAAH/S deve proporcionar aos mesmos espaços para a prática de seus talentos em seus variados aspectos. Assim, compreender as habilidades acima da média implica em tentativas de transformações, considerando os pontos básicos do pensamento e da pesquisa educativa sobre os problemas que a prática do ensino tem colocado.
A função do NAAH/S-MT deve, portanto, oferecer além do conhecimento social e historicamente construído e condicionado, ferramentas para sair do teórico, fichas, e entrevista e partir para análise da compreensão prática e socialização dos indivíduos.
Assim, este projeto se justifica na medida em que trabalha com a reflexão, pretendendo transmissão e apreensão do conhecimento. Nessa perspectiva, o projeto pretende desenvolver habilidades formais e informais, pretendendo-se trabalhar o conceito de parceria e socialização entre os membros do universo do NAAH/S-MT, Núcleo de Atividades a Altas Habilidades/Superdotação.
3.1 Objetivo Geral:
Levar o indivíduo a partir da sua criatividade, motivação e compromisso com a tarefa, desenvolver suas habilidades e talentos do ponto de vista de sua individualidade, levando-o a trocas e interações advindas das manifestações referente ao tema proposto, [copa do mundo 2014] para que desenvolvam a conscientização do sentido de participação propiciada pelo lúdico proporcionado pela grafitagem.
3.2 Objetivos Específicos:
- Desenvolver o sentido de pertencimento ao momento vivificado referente ao tema do projeto;
- Desenvolver o gosto pelo poético e pela arte representativa;
- Conscientizar sobre a necessidade de preservação do bem público;
- Valorizar as habilidades e o talento dos alunos.